“Cuide de você tão bem quanto cuida do seu celular”, disse a fundadora do The Huffington Post e da Thrive Global, durante o Retail’s Big Show, encontro do varejo em Nova York.
Em 2007, dois anos de fundar o The Huffington Post, uma das mais bem-sucedidas plataformas de notícias do mundo, a empresária Arianna Huffington foi vítima de burn out (colapso nervoso causado por uma profunda exaustão), desmaiou, caiu e quebrou um osso da face.
Foi um alerta que mudou a sua vida. Um dos resultados foi a fundação, em 2016, da Thrive Global, plataforma dedicada ao bem-estar e à produtividade. Outro foi o lançamento de uma série de livros que tratam de equilíbrio na vida pessoal e profissional. Durante palestra no segundo dia do NRF Retail’s Big Show, ela compartilhou suas lições para manter uma vida saudável – e uma carreira muito produtiva.
1. Coloque o seu bem-estar em primeiro lugar “Os dados comprovam: quando cuidamos mais de nós mesmos, tomamos as melhores decisões e nos tornamos mais inovadores. Meu objetivo, com a Thrive Global, e também com meus livros, é ajudar as pessoas a fazer pequenas mudanças que vão colocá-las no caminho certo, menos plugado e com mais energia. Mude já. Comece o dia profissional listando três coisas pelas quais está grato. Faça pausas silenciosas no meio do trabalho. Realize reuniões sem nenhum aparelho por perto. Parece pouco, mas não é.”
2. Cuide de você como cuidaria do seu smartphone “Hoje cuidamos melhor dos nossos smartphones do que de nós mesmos. Tenho certeza de que todo mundo aqui sabe exatamente quanto o seu celular tem de bateria e já está de olho em um lugar para recarregar o aparelho. Mas as pessoas estão acostumadas a andar por aí sem bateria nenhuma, sem energia nenhuma. E achar que é isso é normal. E não fazer absolutamente nada para recarregar. Se você cuidar de si mesmo tão bem quanto cuida do seu smartphone, sua vida vai melhorar. E sua capacidade de tomar decisões também.”
3. Não esteja disponível o tempo todo “Achar que precisa estar sempre ligado para fazer sucesso é um equívoco. O ser humano precisa desligar do trabalho para se recarregar. Ficar alerta o tempo todo, responder e-mails, mensagens e posts imediatamente, mostrar-se disponível para o mundo 24 horas para o dia é o caminho mais curso para um burnout. Eu estimulo as pessoas a desligarem o celular e deixarem as pessoas imaginarem o que estão fazendo. Assim elas vão saber que você tem muitas coisas interessantes acontecendo na sua vida.”
4. Desconecte-se antes de dormir Nada de telas na cama, de nenhum tipo. 30 minutos antes de dormir, desligue tudo – e se desligue. Ao final do dia, seu cérebro está hiperativo, precisa de uma transição para chegar ao sono. Dê isso a ele. Nunca, em hipótese nenhuma, leve o telefone para a cama. Jamais. Ele vai te tirar o sono, vai te fazer acordar de madrugada e vai estragar o começo do seu dia. Pense bem: o seu smartphone é o repositório das coisas que todo mundo quer de você. Tudo que te causa estresse está lá. Em vez de começar o dia com isso, comece cada manhã pensando no quer pra você. É você que determina sua própria agenda, e não os outros.”
Material retirado do site PEGN: http://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2018/01/dicas-de-produtividade-de-arianna-huffington.html