Vai empreender? Escolha um setor que você gosta e tem vontade de explorar.
Persistência é uma palavra necessária para quem quer começar uma empresa, até porque conceber o modelo de negócio ideal para um novo empreendimento é uma tarefa que exige muito trabalho e dedicação.
Tão importante quanto persistência, um empreendedor de sucesso também deve ser apaixonado pelo seu negócio e ser movido pela vontade de inovar. Tal como diz o visionário Steve Jobs, fundador da Apple: “Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.
Ok, já conseguiu perceber aquilo que você ama e que te motiva e chegar em uma ideia de negócio? Então aqui vão algumas dicas para você embarcar em sua nova aventura empresarial:
1. Investigue o seu mercado: não adianta saber o mesmo que o seu concorrente sabe. É necessário ir além, se aprofundar. Por isso, mergulhe no mercado que você está interessado em empreender e estude muito para se tornar um especialista. Uma dica é buscar por palavras-chaves relacionadas à sua indústria na internet e conhecer quais as outras marcas estão apostando na mesma ideia que você.
Porém, caso perceba que há outras empresas que fazem o mesmo que você, não é motivo para desespero: isso pode ser visto como uma vantagem. Isso significa que esse é um mercado que está funcionando e que tem dinheiro circulando;
2. Defina um objetivo tangível: estabelecer metas é motivador, pois isso possibilita que você tenha sempre algo em mente, além de servir como uma provocação para se trabalhar diariamente no sentido de conquistar suas metas. Dica: não foque em coisas megalomaníacas ou grandiosas, vá aos poucos. Comece pequeno;
3. Quando criar um site, tenha certeza de que seu conteúdo pode ser compartilhado: o nome do tópico fala por si só. Caso você queira se tornar uma referência no que faz aos seus visitantes e clientes e, mais ainda, angariar recursos de investidores, foque em produzir uma página relevante e que faça sentido;
4. Crie uma lista de clientes: Quer tornar sua empresa conhecida? Então convide os seus visitantes online a se cadastrarem em seu site para receber as novidades de sua empresa. Dê a essas pessoas algum valor para que, mais tarde, elas possam se tornar clientes.
5. Lance um produto ou serviço que você possa vender: tem alguma meta financeira a cumprir? Então é necessário ter dinheiro entrando no caixa. O que você irá oferecer ao mercado depende muito, mas tenha em mente que uma boa dica é tentar entender aquilo que seus possíveis clientes têm como desafio e o que precisam como solução. Essa não é uma tarefa simples, mas é fundamental.
6. Não deixe para depois, comece agora: o aprimoramento é uma coisa que acontece com o tempo. Muitas pessoas perdem muito tempo idealizando ou imaginando o cenário ideal antes de colocar a mão na massa de fato.
Você já pode criar seu logotipo, site e até a primeira versão de seu produto ou serviço. Várias empresas que hoje são bem sucedidas começaram assim, sem a pressão de serem perfeitas logo de início.
Artigo adaptado do site PEGN: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2017/12/6-passos-para-criar-uma-empresa-do-zero.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post