Cofundadores das startups Owl Docs e Arquivei revelam o que é necessário para crescer de forma sustentável.
Se você gasta tempo procurando um documento no sistema da sua empresa ou precisa ligar para fornecedores para cobrar notas fiscais, saiba que o nível de produtividade do seu negócio está baixo. Esses processos parecem simples, mas revelam como há muito para melhorar no dia a dia de uma organização.
Afinal, ninguém quer ter perdas financeiras por conta de falhas no sistema ou porque pagou mais impostos por erro do fornecedor.
Nesse sentido, todo empreendedor precisa estar atento para lidar com esses obstáculos e buscar soluções tecnológicas para resolver esses problemas.
Ou seja, crescer de uma forma sustentável demanda que o empresário tenha tempo para lidar com a infraestrutura do negócio, gestão de pessoas e entender como são feitos os processos internos.
Silvia Valadares, cofundadora da Owl Docs, e Bruno Oliveira, cofundador e CTO da Arquivei, estiveram em Belo Horizonte nesta sexta-feira (28/9) durante o PEGN Talks, realizado em parceria com o Banco do Brasil.
Eles mostraram para a plateia que é possível ser mais eficiente e utilizar as ferramentas disponíveis no mercado sem medo. “Quanto mais organizada sua empresa for, mais tempo você terá para o que realmente precisa”, afirma Oliveira.
A Owl Docs, plataforma de blockchain para gestão de documentos, foi fundada em 2015. Em junho, a startup venceu o Programa Ahead | IBM Watson, organizado pela IBM e pela Startup Farm.
Criada em 2014, a Arquivei, que faz a gestão automatizada de notas fiscais, já recebeu aporte do fundo Monashees. No ano passado, a startup foi selecionada para o programa de aceleração do Google, no Vale do Silício. A empresa tem clientes como McDonald’s, O Boticário e Kraft Heinz e em 2017 faturou R$ 15 milhões.
Além disso, ambas foram selecionadas para o 100 Startups to Watch, ranking organizado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS, da Editora Globo, e a Corp.vc, braço de corporate venture da consultoria EloGroup.
Reunimos, abaixo, as principais recomendações para quem deseja ser mais eficiente e utilizar a tecnologia a favor da sua empresa.
1. Saiba exatamente o que sua empresa precisa
O que realmente faz sentido para o seu negócio: Migrar todos os dados para a nuvem? Contratar uma equipe de tecnologia para administrar a rede da empresa? Comprar um software para automatizar processos?
“Tem que tomar muito cuidado. Até pouco tempo atrás, toda gestão de desenvolvimento que eu fazia era com post it na parede. Não é obrigatório ter tudo na nuvem, porque aquilo para mim na parede funcionava”, explica Oliveira. Ou seja, converse com a equipe e avalie quais são as dores da empresa.
2. Entenda como funciona a tecnologia na prática
Depois que você sabe o que a empresa realmente precisa, é hora de escolher as ferramentas disponíveis no mercado. Hoje, existem ofertas para diversos segmentos: gestão contábil, finanças, logística, agronegócio.
“O que as ferramentas trazem é agilidade, melhoria da produtividade para que vocês foquem nas coisas corretas.”, afirma Silvia.
Por isso, pesquise bem quais são os problemas atuais no seu negócio e busque ferramentas que possam melhorar os processos. Teste bastante e veja na prática se há impactos positivos.
3. Preço não é o problema
Muitos empreendedores se preocupam com o custo para implementar uma tecnologia e essa questão foi levantada por um empresário da plateia. A verdade é que o custo benefício precisa fazer sentido para a empresa.
A decisão de uma compra de um software ou da mudança de um sistema precisa ser tomada de acordo com o uso da ferramenta. No mercado, existem vários serviços que podem ser customizados de acordo com o tamanho da empresa.
4. Invista em capacitação
Não adianta investir em uma ferramenta se a equipe não compreender o problema que está sendo resolvido. “É cultural, é preciso fazer as pessoas entenderem. Por exemplo, se você todo dia entra pela porta da direita, tenta entrar pela esquerda. Ninguém vai”, explica Silvia.
É importante mostrar para os funcionários o passo a passo para eles compreendam o contexto. Muitas vezes, a equipe não entende que para a empresa, aquela pequena mudança tem um grande impacto nas vendas. “As pessoas precisam entender o benefício. Mostrar que uma ação faz parte do processo maior, porque você está preenchendo isso, a outra área olha e isso mexe no número da empresa”, ensina Oliveira.
Material retirado de PEGN: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2018/09/4-dicas-para-tornar-sua-empresa-mais-produtiva-e-eficiente.html