3 dicas de liderança para empreendedores de sucesso

Você quer realmente ser um empreendedor de sucesso? Então precisará se cercar de uma série de estratégias para garantir essa meta!

Já falei de empreendedorismo em diversos artigos por aqui e dei muitas dicas sobre como evoluir enquanto empresário.

Mas teve um ponto que tratei muito pouco ainda e que é muito importante para quem tem um ou mais funcionários, colaboradores, parceiros ou empregados trabalhando junto: liderança!

Citei todos esses termos porque as dicas aqui não são só para quem trabalha com pessoas registradas em carteira, recebendo salários mensais e trabalhando todos os dias da semana das 8h às 18h.

O pequeno empreendedor, que atua em casa fazendo sites e que tem a ajuda eventual de um jovem que estuda programação, por exemplo, também deve ser um líder.

Considere que a sua postura com relação a qualquer pessoa que trabalhe com você é um dos fatores para que as metas do seu negócio sejam alcançadas e para que os resultados venham de forma satisfatória.

É claro que o empreendedor de sucesso precisa ser bom no que faz, ter um negócio estratégico, saber vender o seu produto ou solução e ter uma atitude inovadora e otimista.

Mas de nada adianta ter tudo isso se você não sabe motivar e ser uma referência para as pessoas.

Especialistas apontam que os liderados insatisfeitos com os seus líderes entregam tarefas incompletas ou demoram mais para realizá-las, além de fazerem tudo com menor qualidade.

E não é isso que você quer para o seu negócio, certo?

Foi justamente para te ajudar a refletir com relação ao seu papel enquanto líder que elaborei esse artigo.

Espero que as dicas a seguir te auxiliem de alguma forma!

 

1 – Sempre escolha pessoas competentes para trabalhar para você

Assim como é muito difícil encontrar uma roupa confortável e de qualidade por preço de banana, é complicado também achar no mercado pessoas competentes dispostas a receber um valor muito baixo pelos seus serviços.

E nesse caso também vale o famoso ditado “o barato sai caro”.

Uma pessoa com pouca competência e menos habilidades dificilmente vai entregar um trabalho de qualidade, do jeito que você precisa.

E, no final das contas, se tiver que pagar um pouco mais por um bom profissional, provavelmente você vai até economizar.

Pense que alguém com muita competência fará um trabalho ótimo e completo, terá pró-atividade para resolver problemas e agirá com propósito e foco nos resultados.

Isso vai te poupar, no mínimo, um bom tempo, que poderá ser dedicado para estratégias relacionadas, por exemplo, à prospecção de clientes, aos projetos de melhoria e às campanhas para novos produtos.

A dica, caso o seu orçamento para contratação de pessoal seja muito baixo, é chamar alguém em início de carreira, mas que tenha um grande potencial.

Você precisará dedicar algumas horas para dar um suporte ao profissional, mas pode ter certeza de que em pouco tempo ele terá habilidades suficientes para agregar valor ao seu negócio.

Mas não se esqueça de que em algum momento ele merecerá uma promoção. Portanto, organize o seu orçamento para isso.

Não tenha um funcionário, mas sim um aliado, um parceiro. Alguém que vê propósito na sua empresa e que quer te ajudar a crescer.

 

2 – Trabalhe a sua comunicação

A comunicação é essencial para o relacionamento entre líderes e colaboradores.

Seja transparente e honesto. Exponha os problemas e as dificuldades, mas fale também da perspectiva para o futuro e dos objetivos da empresa.

Se você quer que o colaborador tenha um propósito, então, assim como você, ele também precisa entender para onde a empresa vai, quais são os seus planos e o que você espera para os próximos meses ou anos.

Mas essa comunicação deve ir e voltar, ou seja, não é só você que se comunica. O colaborador também precisa receber abertura para dialogar, opinar e sugerir.

Considere que ele pode estar mais próximo de situações que envolvem o cliente e de problemas pequenos e pontuais, mas que podem fazer toda a diferença para a sua empresa. Por isso, talvez ele seja muito mais valioso para o seu negócio do que imagina!

 

3 – Tenha uma postura otimista e seja inspirador

Não tem nada pior para um funcionário do que um líder que não acredita no seu negócio.

Se nem você acha que a sua empresa pode prosperar, imagine como se sentirá e como irá trabalhar o seu colaborador?

Mas não seja otimista só por ele e sim por você mesmo, afinal, uma postura pessimista dificilmente vai te ajudar a enxergar soluções, perspectivas e crescimento.

Se você é assim, mude agora mesmo! O seu colaborador precisa se inspirar e acreditar em você.

Lembre-se de que ele deve estar motivado para trabalhar com qualidade, agilidade e propósito.

Seja, portanto, um líder, um estrategista, um inspirador, um otimista e, consequentemente, um empreendedor de sucesso!

 

Retirado de Administradores: https://administradores.com.br/artigos/3-dicas-de-lideranca-para-empreendedores-de-sucesso

 

Não há mais artigos.
Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?
ORÇAMENTO
Obrigado por visitar nosso site! Preencha as informações abaixo e logo entraremos em contato.
Sua solicitação foi enviada com sucesso. Logo entraremos em contato.